domingo, 1 de novembro de 2009

VOCÊ DEDICA TEMPO A FAMÍLIA?


TEMPO...


Tg 4:13-14 “Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece e logo se dissipa.”

A vida é como uma fumaça...

Eu fico pensando na minha vida... Corro tanto... Estou com quase quarenta anos. O que fiz da minha vida até aqui, o que construí? Algumas vezes, quando fazia aniversário me dava uma tristeza esquisita. Descobri que essa tristeza esquisita tem haver com certa frustração por não ter conquistado tudo o que planejei quando jovem. Essa tristeza quase quis me pegar novamente no último aniversário, quando Deus (sempre Deus), relembrou em meu coração algumas coisas importantes que fiz: meu casamento, a Igreja que pastoreei na Fazenda da Juta (bairro simples de São Paulo) e as almas, um livro que publiquei, alguns bens, alguns alunos e amigos em que fui peça fundamental para a realização de suas vidas.

Fico imaginando a cabeça de um idoso. Deve saber que o seu tempo está acabando. Toda vez que faço aniversário, penso que poderia ter aproveitado melhor o tempo.

Queria servir mais a Deus. Quando olho para o Pr. Marinho (meu amigo e Pr. Presidente de nossa Igreja) trabalhando e correndo, penso no que posso fazer para ajudá-lo. Queria ter tempo de visitar os membros, de ir para as missões. Ter tempo para fazer capelania, de estudar mais a Bíblia e me preparar mais, de concluir o livro sobre desenvolver a salvação que está pela metade, de fazer mais vídeos aulas cristãs. Então penso na minha família. Quero ter mais tempo para minha esposa, passear na praia ou na lagoa do Rodrigo de Freitas com ela, ir ao cinema, fazer ginástica juntos, ir ao cinema, ter paciência de acompanhá-la no shopping, ficar mais tempo acordado quando ela conversa na hora de dormir. Passear com ela e com o Halel, meu cachorrinho. Então me lembro que para ter tranqüilidade familiar é preciso de dinheiro. Então me lembro que tenho que trabalhar, e muito, para ganhar dinheiro. Para ganhar mais trabalhando menos, e assim ter tempo para me dedicar a essas coisas, sei que preciso estudar mais, aliás muito mais. Preciso fazer faculdade, pós graduação, mestrado, doutorado, línguas e uma porção de coisas. Para estudar preciso de tempo. Falando em estudar, estudo bastante para dar a melhor aula para que meus alunos tenham o melhor ensino e consigam um emprego ao se formarem. Fico pensando em seus investimentos de tempo e dinheiro, não quero que joguem fora. Estudo bastante para pregar. Sei que a Palavra pregada pode transformar vidas! Queria ler mais, ver mais filmes culturais, ter mais conhecimento.

Quando encontro alguns amigos, sempre falo: “ - Vamos marcar de nos encontrar, de você ir em casa.” Só falo não cumpro. Queria ter tempo para meus amigos, para ajudá-los, para chorar e rir com eles.

Quando penso em meus pais, tomo conta que já estão com 64 anos. Quanto tempo de vida ainda tem? Será que vou poder estar com eles nesse tempo, conversar assuntos que ainda não foram ditos, dar risada, aproveitar os natais, os aniversários juntos? Será que eles verão o seu neto, meu filho? Será que vou poder um dia levar minha mãe velhinha para passear com tempo digno para isso? Não quero me arrepender das coisas que não fiz, da honra que não dei, quando eles se forem. Falando de pai, gostaria de ter mais tempo com meu Deus, de orar e adorar mais. Trancado em meu quarto mesmo, pelo menos duas horas por dia.

Penso em meu irmão também. Estamos ficando velhos e só consigo vê-lo pela televisão, nos eu programa sobre astronomia.

Ah! Eu queria fazer esporte todos os dias, eu gosto. Pelo menos um hora por dia.

Queria ter, simplesmente mais tempo...

Certa vez elaborei uma agenda. Coloquei todas as coisas que devia fazer com o tempo gasto para cada uma em uma lista. Descobri que precisava de um milagre. A semana tem 168 horas, preciso de 280 horas semanais (isso dormindo pouco).

Fiz tanta coisa e não fiz nada. Tenho três profissões, trabalho no mínimo 11 horas por dia, escrevi um livro, busco a Deus, tenho um tempo com a família, pouco com meus pais, tenho tempo para Igreja e sei que preciso fazer muito mais, inclusive descansar e me divertir, senão ficarei mais estressado ainda.

Enquanto escrevia isso, fazia também uns raios-X de uma senhorinha – fazer exame radiológicos é uma das minhas profissões. Ela não sabia, mas vi um tumor nos raios-X do pulmão dela. A maioria dos tumores pulmonares são malignos e levam ao óbito. Na hora de ir embora, olhei para o rostinho dela e a vi sorrindo e se despedindo sem saber que, talvez, terá pouco tempo de vida.

A vida é como uma fumaça...

Qual é o significado de tempo? Para mim tempo é: “período determinado por Deus para uma pessoa na terra para que possa escolher e cumprir o seu desígnio (plano de Deus).”

Em grego tempo é “Kairos”, que significa medida de vida.

Mas o tempo para Deus é diferente do nosso tempo. O tempo de Deus não é o mesmo do nosso. Para começar a Bíblia diz que um dia para o Senhor é como 1000 anos. O tempo de Deus é sincronizado. Deus é o Senhor do tempo. É ele quem encaixa o tempo de todos como uma engrenagem. Deus fez com que eu nascesse nessa época para que pudesse estar com vocês, que também nasceram nessa época para estarmos compartilhando esse tempo. Deus um dia sincronizou o meu tempo com o da minha esposa para nos encontramos um dia no elevador para estarmos juntos. Deus planejou um tempo comum para formar uma família, para que um grupo vivesse um tempo em comum. Deus faz com que as pessoas compartilhem de um mesmo tempo. Nações viveram guerras juntas, viveram tempo de fome, tempo de desgraças naturais, mas também viveram tempo de bonança, de paz e de prosperidades. São pessoas que tiveram o seu tempo sincronizado juntos, através da vontade de Deus. Alguns vivem o mesmo tempo. Um casal vive um mesmo tempo. Tem filhos ao mesmo tempo, dormem ao mesmo tempo, comem ao mesmo tempo. Na realidade um casal se forma para viver o mesmo tempo. É o tempo de Deus, é um tempo universal sincronizado.

Fazemos parte desse tempo, por isso nossa participação ou negação da participação desse tempo sincronizado do tempo é fundamental para esse sincronismo do tempo de Deus. Se não cumprirmos o plano de Deus no tempo determinado, quebraremos a engrenagem do tempo universal de Deus, atrapalhando os seus planos.

Dispensação de Deus significa o plano da economia de Deus para a salvação. De acordo com o dicionário Almeida, dispensação “é um período de tempo em que o ser humano é provado quanto à sua obediência à alguma revelação específica da vontade de Deus. 2. Da parte do ser humano, “dispensação” é trabalho ou missão que visa à aplicação do plano divino em favor da humanidade.”

A questão é: estamos fazendo parte dessa dispensação de Deus?

A Bíblia diz em Ec 8:5 -7 que quem sabe aproveitar bem o tempo é sábio:

“Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo. Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem. Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare.”

Gosto da versão da linguagem de hoje Linguagem de Hoje, que diz:

“ Enquanto você obedecer às ordens dele, nenhum mal lhe acontecerá. A pessoa que tem sabedoria sabe como e quando agir. Existe um tempo certo e um modo certo de fazer cada coisa. Mas o nosso grande problema é que não sabemos o que vai acontecer amanhã, e não há ninguém que possa nos contar.”

A correria produz falta de tempo, mas a estagnação produz perda de tempo.

Eclesiastes 4:4-6 diz: “Então, vi que todo trabalho e toda destreza em obras provêm da inveja do homem contra o seu próximo. Também isto é vaidade e correr atrás do vento. O tolo cruza os braços e come a própria carne, dizendo: Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento”

Na Linguagem de Hoje:

“Também descobri por que as pessoas se esforçam tanto para ter sucesso no seu trabalho: é porque elas querem ser mais do que os outros. Mas tudo é ilusão. É tudo como correr atrás do vento. Dizem que só mesmo um louco chegaria ao ponto de cruzar os braços e passar fome até morrer. Pode ser. Mas é melhor ter pouco numa das mãos, com paz de espírito, do que estar sempre com as duas mãos cheias de trabalho, tentando pegar o vento.”

Conversei com um pai, uma pessoa que já criou os filhos. Foi uma verdadeira pregação para mim. Ele me falou do tempo que perdeu trabalhando e como deixou de curtir os filhos e de como percebeu isso a tempo de não repetir o erro com outro filho. Conversei também com uma filha que me disse o quanto sentiu a falta do pai na infância. O pai fazia muita hora extra e não teve tempo para ela. Lembro de uma palavra de Ricardo Godim sobre o homem de cadeira de rodas no Ibirapuera. Ele pregou sobre um homem que trabalhou a vida inteira, e quando tem tempo de sair do escritório para ir ao parque, não pode nem caminhar.

Para Deus, as prioridades do homem na dedicação do tempo devem ser: Deus e Família.

Eclesiastes 9:9 “Goza (aproveita) a vida com a mulher que amas, todos os dias de tua vida fugaz (que foge, ou seja, que dura pouco), os quais Deus te deu debaixo do sol; porque esta é a tua porção nesta vida pelo trabalho com que te afadigaste debaixo do sol.”

Eclesiaste 12:13 “De tudo o que se tem ouvido, a suma (conclusão) é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.”

O diabo sempre tentou e sempre vai tentar roubar o nosso tempo. Essa estratégia é antiga. A Bíblia trás um exemplo de 3500 anos:

Êxodo 5:3-7 “Eles prosseguiram: O Deus dos hebreus nos encontrou; deixa-nos ir, pois, caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao SENHOR, nosso Deus, e não venha ele sobre nós com pestilência ou com espada. Então, lhes disse o rei do Egito: Por que, Moisés e Arão, por que interrompeis o povo no seu trabalho? Ide às vossas tarefas. Disse também Faraó: O povo da terra já é muito, e vós o distraís das suas tarefas. Naquele mesmo dia, pois, deu ordem Faraó aos superintendentes do povo e aos seus capatazes, dizendo: Daqui em diante não torneis a dar palha ao povo, para fazer tijolos, como antes; eles mesmos que vão e ajuntem para si a palha.”

Neste texto de Êxodo, Faraó aborrecido oprime o povo aumentando o trabalho. Os hebreus tiveram que trabalhar mais, portanto teriam menos tempo, menos tempo para a família, para Deus, para ouvir o pregador que iria libertar o povo, Moisés. O diabo faz o mesmo hoje. Somos obrigados a fazer hora extra, a estudar mais, tem mais fila nos lugares, o tempo em que ficamos parados no trânsito aumentou muito, nossas obrigações aumentaram, a vida se tornou muito mais complicada. O diabo está roubando o nosso tempo que era para ser aplicado na família, para estar com Deus.

A correria trás falta de memória, faz com que façamos as coisas mal feitas, trás stress, mau humor.

Nunca vi Deus falar: Faça tudo com pressa, ou faça tudo ao mesmo tempo, ou faça muita coisa, mas somente faça tudo com excelência.

Jr 48:10 “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”

Eclesiaste 9:10 “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.”

Para combater a falta de tempo não precisamos de nenhuma lista com sete ou mais passos, mas apenas de três coisas: Fé, coragem e convicção.

Fé: é preciso acreditar naquilo que quero fazer para não procurar outra coisa e me desviar do foco, e assim perder tempo. Sem fé não temos foco, direção. Sem direção a seguir me perco, então terei que voltar e refazer o caminho. Isso é perder tempo na vida. É quando queremos ter uma profissão ou realizar um projeto, e no meio dessa trajetória, fazemos várias outras coisas junto.

Coragem: É preciso ter coragem de disser não para as propostas de trabalho excessivas, ou de horas extras. É enfrentar o diabo como Moisés enfrentou Faraó, depois que ele aumentou o trabalho.

Convicção: Moisés continuou no foco de libertar o povo, ele tinha essa fé. Faraó começou então a colocar propostas para que Moisés não cumprisse o seu objetivo. Propôs para Moisés que saísse, mas voltasse, que saísse só com os homens, mas deixasse as crianças, depois que saísse, mas deixasse os bens. Muitos irão trazer proposta para que percamos o foco. Propostas de outras carreiras, de negócios que não demoram tanto para se concretizar, porém que não totalmente o nosso foco.

O teu foco como cristão é em primeiro lugar adorar e servir a Deus. Em segundo lugar é viver bem com a família, aproveitar seus dias com a família. O inimigo sabe que se invertermos essa ordem, teremos problemas com a família, ficaremos longe de Deus. Por isso ele vai tentar colocar coisas em nossas vidas para perdermos tempo.

Cuidado com as dívidas. Se a compra de um carro novo, de uma casa nova significa hora extra e conseqüentemente distância da família, se dar o melhor financeiramente para a família representa trabalhar muito e ficar longe da família, isso não vem de Deus. Se ter uma excelente carreira significa ter que sacrificar a família, esqueça, isso não vem de Deus. Se o emprego oferecido a você, foi exatamente nas horas de cultos, e isso vai fazer com que você se afaste da Igreja, esqueça isso não vem de Deus. É melhor passar fome do que ficar sem o pão da vida.



Em Cristo!
 
Pr. Ronaldo e Regiane Calil

Nenhum comentário: